Korean Magazine BR

Elos principais da rede backbone.

China lança internet de última geração e ultra-alta velocidade

O backbone de internet é uma conquista tecnológica gigantesca obtida pela China, atualmente, sendo considerada a mais rápida do mundo

A China alcançou um feito histórico ao lançar o primeiro backbone de Internet de última geração de velocidade ultra-alta do mundo.

Com uma largura de banda de 1.200 G bits por segundo (1,2 T), uma rede de transmissão total de mais de 3.000 km ligando Pequim, Wuhan e Guangzhou.

De acordo com uma conferência de imprensa realizada na Universidade Tsinghua, em Pequim, na segunda-feira (13), o backbone da Infraestrutura de Tecnologia da Internet do Futuro (FITI) é uma grande conquista tecnológica do projeto FITI nacional da China.


Conferência na China
Conferência de imprensa na Universidade Tsinghua, Pequim, capital da China. Reprodução/X-Twitter

A rede de internet foi desenvolvida em conjunto pelas Universidade de Tsinghua, China Mobile, Huawei e CERNET Corporation.

Além disso, ele tem funcionado de forma estável e confiável, passando com sucesso em vários testes desde a sua operação experimental.

O projeto se baseia nas principais tecnologias do país, como a interface IPv6 de ultra-alta velocidade 1.2T do roteador central da Internet de última geração.

Além disso, tem como base a agregação de múltiplos caminhos de ultra-alta velocidade, com software e hardware fabricados localmente.

Backbone FITI

O FITI, construído por 40 universidades chinesas é baseado na tecnologia IPv6. Os elos principais da rede backbone de alto desempenho estão distribuídos em 40 universidades em 35 cidades em todo o país.

De acordo com os envolvidos no projeto, é possível baixar 150 filmes 4k em somente 1 segundo. Nesse sentido, seria possível fazer o download de todo o catálogo global da Netflix em aproximadamente 30 minutos.

A rede backbone de alto desempenho do FITI entrou em operação em abril de 2021, alcançando interconexão com instalações de teste IPv4/IPv6 tanto no país como no exterior.

Foto destaque: Elos principais da rede backbone. Reprodução/CGTN

Rolar para cima