Korean Magazine BR

Casal executado na China

China executa casal que atirou crianças do 15º andar de prédio

A China realizou a execução do casal Zhang Bo e Ye Chengchen, acusados de atirar uma menina de dois anos e um menino de um ano de seu apartamento no 15º andar

Nesta quarta-feira (31), a China realizou a execução de um casal por terem atirado duas crianças de seu apartamento no 15º andar em novembro de 2020. Os bebês eram filhos de Zhang Bo que, naquela época, iniciou um relacionamento com Ye Chengchen. A mulher afirma que não sabia que Zhang era casado e tinha filhos, por isso, o convenceu a assassinar as crianças pois seriam um “obstáculo” na felicidade do casal e no futuro casamento. 

De acordo com o Supremo Tribunal da China, o interrogatório do casal aconteceu conforme a lei e com a garantia de seus direitos. Porém, classificou o ato como “extremamente cruel e que ultrapassou todos os limites da lei e da moral”. A mãe das crianças, que esteve presente no tribunal, afirmou que Zhang contou sobre as ameaças de suicídio da parte de Ye, caso as crianças não fossem assassinadas. Assim, o pai dos dois bebês os atirou pela janela de seu apartamento.

Pena de morte na China

A China é conhecida por muitos ativistas dos direitos humanos como um país que mantém altos números de execuções, quando comparado ao restante do mundo. De acordo com essas organizações, o país oriental executa centenas de pessoas por ano. No entanto, o mesmo não divulga esses números, por isso, rendendo apenas suposições.


China
Presidente da CHina, Xi Jinping, no Congresso Nacional do Povo, na capital Pequim. Reprodução/NOEL CELIS / AFP.

Na China, a pena de morte tem sua aplicação a uma variedade de crimes, como corrupção, tráfico de drogas, homicídio e crimes relacionados a drogas. A opinião pública no país muitas vezes apoia a pena de morte como uma forma de lidar com crimes graves. Enquanto outros argumentam que a falta de transparência no sistema legal chinês levanta preocupações sobre injustiças e abusos.

Foto destaque: Visão do apartamento onde o crime ocorreu, à esquerda Zhang. Reprodução/Xie Yinzong/Sixth Tone

Rolar para cima