China auxilia Vietnã no controle de enchentes após tufão Yagi
Passagem do tufão Yagi, que atingiu a costa norte do Vietnã, provoca inundação do Rio vermelho e causa enchentes na capital Hanói
Na quarta-feira (11), o Ministério das Relações Exteriores da China informou que está mobilizando esforços para auxiliar o vizinho Vietnã, que sofre com os estragos deixados pelo tufão Yagi, na contenção das águas do Rio Vermelho. As chuvas trazidas pelo Yagi causaram a inundação do rio que invadiu a cidade de Hanói, no nordeste do Vietnã. Esse mesmo rio flui da província de Yunnan, no sudoeste da China, o que facilitou o armazenamento de água em reservatórios do país, reduzindo seu volume até chegar ao Vietnã.
O tufão Yagi, que atingiu o Vietnã a 150 km/h, no último sábado (07), mobilizou autoridades internacionais a trabalhar em cooperação, a fim de mitigar os estragos e evitar o maior número de perdas de vidas. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a China, que possui várias usinas hidrelétricas ao longo de 1.280 km de trechos do Rio Vermelho, está armazenando água em reservatórios em seu território e construindo represas em afluentes do rio na província de Yunnan.
Mao Ning, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, afirmou que o país continuará armazenando água nos reservatórios das hidrelétricas nos trechos superiores do Rio Vermelho, conhecido como Rio Yuan na China, para auxiliar no controle de enchentes no Vietnã: “Continuaremos a utilizar as funções das usinas hidrelétricas para reduzir os picos de enchente e reabastecer áreas atingidas por secas, e trabalharemos em conjunto com o Vietnã para lidar com esse desastre natural”.
Tufão Yagi
Classificado como a maior tempestade a atingir a Ásia em 2024, o tufão Yagi passou primeiramente pelas Filipinas resultando em 21 mortes e seguiu pelo sul da China causando 4 mortes. O tufão Yagi atingiu a costa do Vietnã provocando uma das piores inundações do Rio Vermelho em décadas, deixando rastros de destruição nas províncias de Quang Ninh e Hai Phong. O evento climático ocorre devido ao aquecimento das águas do oceano. Os ciclones tropicais, também chamados de tufões, são comuns no oceano Pacífico Norte.
Yagi deixa rastros de destruição no Vietnã
O norte do Vietnã, por onde o Yagi passou, é uma das regiões mais populosas do país, com cerca de 23 milhões de habitantes, e é o principal ponto de exportação do estado vietnamita. Um relatório, divulgado pelo Departamento de Gestão de Emergência do Ministério da Agricultura do Vietnã, informou que cerca de 226 pessoas morreram e mais de 100 seguem desaparecidas no país, aproximadamente 250 mil hectares de plantações foram destruídos. Para reduzir os danos à vida, foi emitido um alerta de evacuação nas áreas baixas da capital, Hanói.
Foto destaque: Rio vermelho tem a pior inundação em décadas. Reprodução/AFP