CHA anuncia expansão em subsídios às heranças culturais enterradas
A Administração do Patrimônio Cultural, CHA, anunciou que expandirá os subsídios para heranças culturais enterradas
A Administração do Patrimônio Cultural, CHA, anunciou nesta terça-feira (28) que expandirá seu apoio às heranças culturais enterradas.
O projeto
O apoio deve começar no próximo ano e tem como objetivo proteger os locais históricos, artefatos e monumentos sul-coreanos. Assim como aliviar os encargos financeiros para aqueles cujo os projetos incluem heranças de pequeno porte que estão enterradas.
A CHA ressaltou que a assistência para heranças culturais enterradas não vai incluir somente escavações em pequena escala, mas também a análise de locais enterrados antes do procedimento de sua descoberta.
É necessário realizar uma análise específica nos casos em que uma herança cultural enterrada pode ser danificada ou a preservação é considerada difícil devido a projetos de construção, entre outros. Essa análise serve para proteger o valor histórico do local para fins de arquivo.
As empresas de construção são responsáveis pelas taxas de análise, bem como pelas taxas de escavação. A CHA tem como objetivo aliviar a questão financeira dos projetos que envolvem esses locais de herança cultural enterrada de pequeno porte através da subsidiação do custo da análise e da escavação.
É possível fazer a aplicação para a subsidiação online no site de atendimento ao cliente da CHA. No entanto, é necessário confirmar os planos de escavação com os comitês de patrimônio cultural dos governos locais relevantes antes de realizar a aplicação.
História da CHA
A Administração do Patrimônio Cultural, CHA, é a agência do governo da Coreia do Sul que cuida da preservação e promoção do patrimônio cultural sul-coreano. Anteriormente, a CHA era vinculada ao Ministério da Cultura e Turimos, mas em 1999 foi elevada a uma agência subministerial.
A CHA, inicialmente chamada de Administração de Propriedades Culturais, foi formalmente estabelecida em outubro de 1961. No entanto, sua origem está na antiga Administração de Propriedades Reais, criada pelo governo militar estado-unidense em novembro de 1945 para substituir o Escritório da Dinastia Yi.
Em 1962, criou-se a Lei de Proteção de Propriedade Cultural, baseada na Lei de Proteção de Propriedades Culturais sancionada no Japão.
Atualmente existe o programa de assistência da CHA para a escavação de herança cultural enterrada, que teve início em dezembro de 2018.
Imagem em destaque: Escavação. Reprodução/ Aventuras na História