Korean Magazine BR

Candidato presidencial Anies Baswedan e do candidato a vice-presidente Muhaimin Iskandar participam de um comício de campanha organizado por jovens voluntários.

Candidatos à presidência na Indonésia recorrem ao K-pop para conquistar eleitores

Evento na Indonésia com itens a la K-pop aconteceu em um comício para campanha presidencial , na última quinta-feira (08)

A eleição presidencial na Indonésia acontece na próxima quarta-feira (14/02), mas o que vem chamando a atenção do país é a estratégia que os candidatos estão utilizando para angariar votos. A inovadora ideia utilizou a sensação atual da cultura mundial, o K-pop, para chamar atenção dos eleitores mais jovens.

Sobre o gênero

O K-pop é o estilo musical “pop” da Coreia do Sul, que possui uma sonoridade diferenciada e uma estrutura de grupos e solistas só vista dentro do gênero.

Eventualmente, um grupo de jovens voluntários apoiadores do candidato à presidência Anies Baswedan, realizou um evento utilizando itens de K-pop, na Indonésia. Durante a ocasião, os jovens editaram fotos do rosto do candidato para que parecesse uma estrela sul-coreana. Ele também ganhou um apelido único “Park Ahn Nice”, como se fosse um nome Coreano. “Pak”, na Indonésia, significa “senhor” e tem a mesma fonética de “Park” (sobrenome coreano), Ahn Nice tem a mesma fonética de seu nome.


Camisa do candidato Anies Baswedan.
Camisa do candidato Anies Baswedan. Divulgação/AFP

Dessa forma, na Indonésia, grupos superfamosos como o “BTS” são muito populares, o que permite que alguns políticos consigam ter um diálogo com os fãs. No país, a geração de Millennials e membros da Geração Z equivalem a mais da metade do eleitorado. Do mesmo modo, ocorre com os fãs do grupo. Por isso, o evento conseguiu centenas de jovens animados nesta quinta-feira (08), ostentando cartazes, leques e adesivos do candidato Baswedan ao estilo K-pop. Bem como na torcida dos grupos, onde os fãs costumam confeccionar os mesmos itens para promover um novo trabalho ou assistir a uma apresentação.

“Normalmente, os materiais de campanha são antiquados, muito entediantes. Mas isso é muito divertido”, disse a analista fiscal Nurul Hidayah, apoiadora de Baswedan.

Anies Baswedan está disputando a presidência contra o favorito Prabowo Subianto, atual Ministro da Defesa, e o ex-governador de Java Central, Ganjar Pranowo. Contudo, Baswedan conseguiu 120 mil seguidores em conta criadas por fãs de K-pop para promover sua campanha. Subianto também aderiu a estratégias para conquistar os mais jovens, apresentando-se como “vovô fofo” nas redes sociais.

Foto destaque: Candidato presidencial Anies Baswedan e vice, Muhaimin Iskandar, participam de comício organizado por jovens voluntários. Divulgação/AFP

Rolar para cima