Canal “345” do YouTube discute direito de voto para estrangeiros coreanos
Os apresentadores Lucky, Daniel e Alberto do canal do YouTube “345” discutiram o direito de voto dos residentes estrangeiros na Coreia
Em um vídeo divulgado nesta erça-feira (09) pelo canal “345” do YouTube, as personalidades internacionais, Lucky, Daniel e Alberto, abordaram a questão dos direitos de voto dos residentes estrangeiros na Coreia. Lucky, um cidadão indiano que vive na Coreia, disse acreditar que ele sendo uma pessoa que vive lá a 10 anos, que já atingiu o nível 4 de conhecimento da língua coreana (Teste de Proficiência em Coreano) e devora a comida coreana, deveria ter o direito de votar.
De acordo com o cidadão italiano Alberto Mondi, que também é uma personalidade da TV coreana: “A Coreia, tal como a Itália, deveria dar o direito de voto aos estrangeiros à medida que a população cresce.” Ele ainda acrescentou: “No entanto, acho que eles deveriam passar por um processo de verificação minucioso.”
A lei sobre o voto de imigrantes
Conforme estabelecido pelo Artigo 34 da Lei de Controle de Imigração, somente os residentes estrangeiros registrados em um distrito eleitoral local relevante, e que possuam visto de residência permanente por no mínimo três anos, têm direito a votar. Dessa forma, mesmo que Lucky resida na Coreia há dez anos, a ausência de um visto permanente o impede de exercer o direito de voto.
O canal 354, que conta com 354.000 assinantes, é liderado por Lucky, Alberto e Daniel Lindemann, uma personalidade da televisão alemã e coreana. Eles abordam diversos aspectos da cultura coreana em seu canal. O trio também fez comparações entre as eleições na Coreia e as do seu país de origem. Além de encorajar os telespectadores a exercerem seu direito de voto.
Foto Destaque: Imagem do vídeo divulgado na terça-feira sobre as questões de voto na Coreia. Reprodução/Canal345