Bumzu foi o compositor de K-pop que mais faturou em 2023
O produtor do boygroup Seventeen, Bumzu, foi o compositor de K-pop que mais ganhou dinheiro em 2023 pelo KOMCA
Bumzu, produtor do boygroup Seventeen, foi o compositor de K-pop que mais faturou em 2023. Conforme informado pela Korea Music Copyright Association (KOMCA) nessa segunda-feira (26). Assim, consequentemente, ele recebeu o Grande Prêmio Komca Award, no mesmo dia.
O prêmio anual KOMCA, que acontece todo mês de fevereiro, homenageia o compositor e letrista que mais ganhou dinheiro com direitos autorais. Entretanto, o levantamento refere-se a seu trabalho no ano anterior. Ademais, outras conquistas são também consideradas, como melhor rearranjo e música mais reproduzida.
O Grande Prêmio é dado ao criador que teve a maior renda com sua música com direitos autorais no ano anterior. O prêmio foi dado ao produtor musical do BTS, Pdogg, por cinco anos seguidos, desde 2019.
“Bumzu produziu a maioria das músicas para cantores de sua agência Pledis Entertainment, incluindo Seventeen e NU’EST, e desempenhou um papel importante em trazer o gênero K-pop para o mercado mainstream global”.
As outras premiações do KOMCA
O compositor Cho Young-soo recebeu o prêmio de melhor rearranjo pelo quarto ano consecutivo e pelo sexto ano no total. Também, na seção Dongyo, ou canção infantil, o compositor de músicas infantis Lee Sang-hee recebeu o prêmio pelo quarto ano consecutivo. Além disso, o compositor e pianista Yiruma recebeu um prêmio na seção de música clássica pelo terceiro ano. Por fim, Han Tae-soo venceu na categoria de guggak (música tradicional coreana).
O prêmio de música mais reproduzida de 2023 foi para a canção do cantor de trot (um gênero musical coreano popular), Lim Young-woong, “Our Blues, Our Life” (2023). Essa música foi a trilha sonora da série de TV coreana “Our Blues”, que foi muito popular. Entretanto, Lim Young-woong já havia ganhado prêmios por suas canções no passado.
Foto destaque: produtor Bumzu. Reprodução/KOMCA