BIFF nomeia Park Kwang-su como novo presidente
Park Kwang-su, é o novo presidente do Festival Internacional de Cinema de Busan
O Festival Internacional de Cinema de Busan (BIFF), nomeou Park Kwang-su como novo presidente. O BIFF realizou uma reunião geral no Busan Cinema Center na quinta-feira (25), nomeando Park, ex-professor da Escola de Cinema, TV e Multimídia da Universidade Nacional de Artes da Coreia. Trata-se do maior festival de cinema da Ásia.
Além disso, Park esteve envolvido na inauguração tanto do Mercado de Projetos Asiáticos quanto do Mercado de Conteúdos e Filmes Asiáticos. Sua participação ativa nessas iniciativas evidencia não apenas seu comprometimento com o BIFF, mas também sua visão estratégica para promover o intercâmbio e desenvolvimento da indústria cinematográfica asiática. Todavia, ele também trabalhou como diretor de cinema, conhecido por filmes considerados parte da escola de cinema da Nova Onda Coreana. Dirigindo filmes como “Chil-Su and Man-Su” (1988), “Black Republic” (1990) e “A Single Spark” (1995). O 29° BIFF ocorrerá entre 2 a 11 de outubro deste ano no e ao redor do Busan Cinema Center.
Novos candidatos
O mandato de quatro anos de Park começará na sexta-feira, e ele é elegível para uma extensão de mais um mandato. O recrutamento aberto para outras posições-chave dentro do BIFF, como a direção do festival, membros do conselho e auditores, está aberto até 13 de fevereiro. Eventualmente, o festival realizará uma “avaliação objetiva e minuciosa dos candidatos” para essas posições. E a conclusão da seleção está agendada para a próxima reunião geral em março, de acordo com o comunicado do festival.
Lee Yong-kwan, o ex-presidente, renunciou em 26 de junho do ano passado, após uma crise no festival em maio, quando o ex-diretor do festival, Huh Moon-yung, renunciou repentinamente devido à nomeação do diretor administrativo Cho Jong-kook. Cho havia sido nomeado para gerenciar o orçamento, pessoal e processos administrativos do festival, sobre os quais Huh levantou objeções pelo Cho estar efetivamente no mesmo nível que ele. Uma acusação de suposto abuso sexual contra Huh foi apresentada por um funcionário do BIFF ao Centro de Igualdade de Gênero no Cinema Coreano em maio. Posteriormente, em 15 de junho, o BIFF emitiu um pedido de desculpas por não lidar adequadamente com o caso.
Foto Destaque: Biff, Festval de cinema em Busan. Reprodução/ HapsKorea/ Magazine