Atriz chinesa Yang Zi está sob suspeita de violar a lei salarial
Mídias locais apontaram que a atriz chinesa Yang Zi está sob suspeita de violar as ordens de limitação salarial da china
De acordo com a reportagem recente de uma conhecida revista financeira chinesa, o ETtoday relatou que a atriz chinesa Yang Zi recebeu aproximadamente 187 bilhões de won sul-coreanos. O valor seria referente ao salário que recebeu por sua atuação no drama ‘Immortal Samsara: Part 1’ e ‘Immortal Samsara: Part 2’.
Após a notícia ser divlgada, surgiram sugestões de que esse valor teria ultrapassado as restrições salariais, levantando a necessidade de uma investigação oficial em alguns setores.
No entanto, há também a alegação, baseada nos balanços financeiros da empresa produtora das séries, de que a suspeita não é verídica. Ao examinar os relatórios financeiros das produções, o cachê total parece ser cerca de 17 bilhões de won sul-coreanos. De modo que, este valor é substancialmente inferior aos 187 bilhões de won sul-coreanos questionados.
A lei chinesa
Desde 2021, a China implementou regulamentações para conter os altos salários de artistas, especificando que o cachê de atores não pode ultrapassar 40% do orçamento total de produção de um drama.
Portanto, essas violações estão sujeitas a penalidades severas, incluindo impostos substanciais. Autoridades chinesas já impuseram multas substanciais a celebridades, como Fan Bingbing, por suspeitas de evasão fiscal. A lei, atualmente em vigor, também atingiu com as mesmas regras os influenciadores, o que resultou em taxas e até mesmo exclusões de transmissões.
Yang Zi
Yang Zi é uma das grandes atrizes chinesas da atualidade. Considerada uma das quatro maiores atrizes da nova geração, segundo o jornal Southern Metropolis Daily, participou de produções como os dramas: ‘Ode To Joy’ (2016), ‘Ashes of Love’ (2018) e o mais recente ‘The Oath Of Love (2022)’.
A atriz ganhou papéis de destaque ao longo da carreira e já esteve indicada em diversas premiações como Golden Phoenix Awards, no Shanghai TV Festival Magnolia Awards, no Golden Eagle Awards e também no Huading Awards.
Recentemente, anunciada como embaixadora da marca Valentino, estrelou a campanha de Primavera 2024 da marca. Além disso, a atriz também está escalada para estrelar o novo drama “Love Endures”, previsto para estrear no dia 20 de janeiro.
Caso haja uma investigação e a suspeita sobre a atriz seja confirmada, Yang Zi poderá sofrer as severas punições instituídas pelo governo chinês. O ato pode prejudicar sua carreira e eventualmente a produção do novo drama, incluindo seu contrato recente com a Maison Valentino.
Desse modo, é necessário aguardar que mais informações sejam divulgadas pela ETtoday e outros veículos de comunicação chineses, afim de esclarecer o caso.
Foto destaque: Atriz Yang Zi para Valentino/Reprodução/VALENTINO