Korean Magazine BR

Atores veteranos

Atores veteranos brilham nos palcos coreanos e atraem multidões

Peças teatrais estreladas por atores veteranos se tornam um sucesso de bilheteria na Coreia, com ingressos esgotando rapidamente

No cenário teatral coreano, atores com mais de 80 anos estão atraindo multidões. Seu talento e apelo duradouros têm elevado o status das peças teatrais. Shin Goo, 87, e Park Geun-hyung, 83, lideram esse movimento. Eles protagonizaram a tragicomédia clássica “Waiting for Godot”, que esgotou todos os seus 50 shows. A peça de Samuel Beckett, que estreou na Coreia em 1969, já teve mais de 15.000 apresentações. Ela conta a história de dois andarilhos, Estragon (Shin) e Vladimir (Park), que esperam pelo enigmático Godot.

A produção mais recente trouxe uma nova perspectiva ao clássico, com a inclusão de atores veteranos. No entanto, o destaque foi a atriz Park Jeong-ja, 81, que interpretou Porter Lucky, sendo a primeira mulher a assumir esse papel na Coreia. Shin expressou sua surpresa com a popularidade do espetáculo. Ele afirmou que, inicialmente, pensou que os ingressos esgotados seriam apenas para os primeiros shows, mas logo percebeu que isso se repetia a cada apresentação.

Park compartilhou do mesmo sentimento. Ele disse que, em seus 65 anos de carreira, nunca havia vivenciado algo assim. Para ele, esgotar todos os 50 shows é um marco na indústria teatral coreana. Para comemorar a ocasião, o ator que se tornou ministro da Cultura, Yu In-chon, visitou o Teatro Nacional da Coreia no domingo (18), para parabenizar o elenco pela apresentação final de uma temporada de sucesso. Todavia, o sucesso da peça não se limitou ao público tradicional, atraindo uma audiência diversificada.


Ator e atual Ministro da Cultura, Yu In-chon
Ator e atual Ministro da Cultura, Yu In-chon. Reprodução/The Korea Herald

Faixa etária do público teatral

Na Coreia, as pessoas na faixa dos 20 e 30 anos são as mais entusiasmadas com o teatro. No entanto, “Waiting for Godot” atraiu um número significativo de espectadores de meia-idade para ver os atores veteranos em palco. De acordo com os dados de vendas dos bilhetes da Interpark, o maior grupo de compradores eram pessoas da faixa etária de 40 anos, seguidas de perto pelas pessoas da faixa de 20, 30 e 50 anos.

Um membro da plateia expressou sua admiração pelos atores. Ele disse que ficou tão imerso na peça que perdeu a noção do tempo. Ele se perguntava como os atores idosos podiam emanar tanta energia no palco. “Foi uma grande surpresa ver aqueles atores mostrando uma atuação apaixonada durante todos os 150 minutos de duração”, relatou o espectador.

Recentemente, a tendência de escalar atores veteranos para papéis principais tem atraído o público do teatro. As produções com esses artistas têm ampliado seu apelo a diversas faixas etárias, resultando em um notável sucesso de bilheteria. Ademais, no ano passado, peças como “A Última Sessão de Freud”, estrelada por Shin, e “A Gaivota” e “Rei Lear”, com Lee Soon-jae, de 89 anos, estiveram entre as mais vendidas.

Foto destaque: Atores veteranos. Reprodução/The Korea Times

Rolar para cima