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a animação japonesa cresce no mercado internacional. Reprodução /VejaSP

Animações japonesas alcançam crescimento ‘explosivo’

Mais da metade das animações japonesas expandem no mercado internacional, atingindo cerca de 3 trilhões de ienes

A Associação de Animação Japonesa revelou nesta quarta-feira (3), que o mercado de animações atingiu um valor de 3 trilhões de ienes, com mais da metade desse montante vindo do mercado internacional. Contudo, apesar das produções serem divulgadas através de serviços de streaming, o crescimento vai para a plataforma americana especializada em animações japonesas, a “Crunchyroll”. 

Além disso, com mais de 13 milhões de assinantes pagos, a plataforma ajuda na distribuição no mercado americano, competindo com a Disney, Pixar e Marvel. Do mesmo modo, fundada em 2006, a empresa atende a todo o mundo, exceto Japão e China, concentrando-se em serviços especializados em animações japonesas. 

“No início, sentimos fortemente o potencial dos animes japoneses. Na virada do século, houve uma proliferação de uploads ilegais na internet e uma queda nas vendas de pacotes no mercado internacional. Para competir nesse cenário, sentimos que era importante começar a transmitir “legalmente” o mais rápido possível e tão próximo quanto possível do momento da transmissão no Japão.”, disse Asa Suehira, Diretor de Conteúdo do Crunhyroll.

Transmissão simultânea da animação japonesa 

Em 2006, o anime “Haruhi Suzumiya” estreou no Japão e rapidamente se tornou um fenômeno cultural. A icônica dança “Hare Hare Yukai” do encerramento gerou vários vídeos, sendo reproduzida em festivais escolares e eventos. Dessa maneira, “Haruhi Suzumiya” marcou um ponto de virada na indústria, elevando o nível de popularidade e reconhecimento do gênero em todo o mundo. 

Anteriormente, canais como o Cartoon Network escolhiam e transmitiam obras japonesas que pareciam atrativas para os americanos, mas a Crunchyroll focou na “diversidade”. Ainda, transmitindo uma variedade de gêneros, eles contribuíram para o aumento da popularidade dos animes japoneses nos EUA. Atualmente, a palavra “anime” tornou-se um substantivo comum em inglês, significando “animação japonesa”. 

Ademais, segundo uma pesquisa do site de entretenimento americano ‘Polygon’, 42% da Geração Z nos EUA assiste animes semanalmente, e para eles, são mais identificáveis do que mídias tradicionais como filmes de Hollywood. Como também, os usuários da Crunchyroll assistem em média cerca de 1000 minutos por mês, o que equivale a aproximadamente 45 episódios, mostrando um alto nível de engajamento. 

Gerações conquistadas pelos animes 

O título que iniciou esse grande ‘boom’ de popularidade foi “Dragon Ball”, que a empresa “Funimation” integrou ao Crunchyroll após transmiti-lo em massa pela televisão americana. Enquanto isso, nos EUA, a empresa claramente define o público-alvo, oferecendo conteúdo específico para crianças e adultos. Por outro lado, todas as gerações podem apreciar a visão de mundo dos animes. 

Com isso, os jovens americanos elogiam esses vídeos de suas reações assistindo a animes e os espalham pelas redes sociais como um meme, criando um movimento. Dessa forma, esse fenômeno tem acelerado a popularidade dos animes nos EUA, especialmente durante a pandemia, quando as pessoas descobriram o gênero do anime enquanto passavam mais tempo em casa. 


Sétima edição da premiação Crunchyroll Anime Awards, em 2023. Reprodução/RoteiroNerd

Sétima edição da premiação Crunchyroll Anime Awards, em 2023. Reprodução/RoteiroNerd


Nesse sentido, desde 2017, a Crunchyroll expandiu seu número de assinantes pagos, que ultrapassou 1 milhão em 2017, agora chegando a 13 milhões. Não só, eles expandiram também na América do Sul, Europa, Austrália, Nova Zelândia e Sudeste Asiático. Como também, eles têm realizado o “Crunchyroll Anime Awards”, uma votação mundial por fãs. Os prêmios se concentram principalmente em obras produzidas no Japão, e pela primeira vez, o país realizou no ano passado. 

Além disso, na cerimônia de premiação programada para 2 de março no Japão deste ano, YOASOBI fará uma apresentação. Do mesmo modo, o júri inclui artistas como LiSA e ROLAND, além de artistas internacionais como a vencedora do Grammy Megan Thee Stallion, o ator canadense Iman Vellani, a modelo Aquaria dos EUA e o rapper britânico Shay Lia. Assim como, no ano passado, “Cyberpunk” ganhou o prêmio de “Anime do Ano”. 

Foto destaque: a animação japonesa cresce no mercado internacional. Reprodução /VejaSP 

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