Aldeia Hanok de Bukchon terá toque de recolher para visitantes
A previsão é de que a medida seja implementada na região das casas tradicionais, chamadas de Hanok, em março de 2025
A Secretaria do Distrito de Jongno, em Seul, informou nesta quarta-feira (03) que a Aldeia Hanok de Bukchon passará a ter um toque de recolher para visitantes a partir de março de 2025. A medida visa preservar a região, que vem sofrendo com o excesso de turismo nos últimos anos. Além disso, a Secretaria do Distrito listou os 1.128 milhões de metros quadrados da vila como uma “área especialmente controlada” pelo Ato de Promoção de Turismo da Coreia. A ação também inclui partes das vilas Samcheong-dong e Gahoe-dong, permitindo que a secretaria controle as áreas turísticas. O plano é monitorar e administrar as regiões através de três zonas codificadas por cores.
Como funcionará
A zona vermelha, próxima à rua 11 da estrada Bukchon, onde está a maioria das casas tradicionais, chamadas de Hanok, atrai o maior número de turistas. A região será fechada para visitantes das 17h às 10h todos os dias. Segundo a secretaria, quem violar essa regra será multado em cerca de 100.000 won, o que equivale a R$ 408,42.
A zona laranja inclui a rua 5 de Bukchon e parte da rua Gyedong, onde estão localizados cafés, restaurantes e algumas Hanoks residenciais. Essa área não terá toque de recolher, mas será monitorada por funcionários presentes na região. Já a zona amarela representa a rua 10 da estrada Bukchon, e terá oficiais do distrito observando o movimento dos turistas para ajustar a organização do local, se necessário. Um teste das novas medidas está previsto para começar em outubro deste ano.
O Distrito de Jongno também está trabalhando para restringir o acesso de ônibus na Aldeia Hanok de Bukchon. A secretaria pretende retirar pontos de ônibus ao longo de 1,5 km da estrada, começando na Estação Anguk até a entrada do Parque Samcheong. O teste deve começar em julho de 2025.
- Brasil e China estabelecem importante acordo cultural
- Empresários autônomos desejam congelar salário mínimo na Coreia
A Aldeia Hanok de Bukchon
A Aldeia Hanok de Bukchon é um conjunto de casas tradicionais da época da Dinastia Joseon. Hoje, muitos desses Hanoks funcionam como centros culturais, pousadas e casas de chá, proporcionando uma imersão nas tradições coreanas. A região atrai cerca de seis milhões de turistas por ano.
Por outro lado, é lar de cerca de 6.100 pessoas, que têm seus cotidianos diretamente afetados pelos altos números de viajantes. A Secretaria do Distrito de Jongno informou que recebeu 202 reclamações dos moradores da área no último ano sobre mau comportamento dos visitantes. Turistas fazendo muito barulho, deixando lixo nas ruas e estacionando em locais proibidos foram algumas das queixas que motivaram a adoção das novas medidas.
Foto destaque: Aldeia Hanok de Bukchon, ponto turístico de Seul. Reprodução/VisitSeoul