Agência do ILLIT processa Min Hee-jin, CEO da ADOR, por calúnia
A agência do grupo ILLIT, a Belift Lab, processou a CEO da Ador, Min Hee-jin, por difamação. Atualmente, Min trava uma guerra contra a HYBE.
Min Hee-jin, CEO da ADOR e criadora do aclamado grupo NewJeans, se encontra em mais um capítulo da sua atual batalha contra a gigante do entretenimento HYBE. Sendo assim, Min Hee-jin agora é acusada de difamação por uma outra subsidiária da empresa, a Belift Lab, responsável pelo novo grupo em ascensão ILLIT. Recentemente, a CEO alegou que o ILLIT seria uma imitação do NewJeans e que isso teria sido o que deu início ao desentendimento entre ela e a HYBE.
A Belift Lab, uma das subsidiárias da gigante do entretenimento HYBE, apresentou nesta quarta-feira (22) uma denúncia contra Min Hee-jin. Assim, a CEO da ADOR, é acusada de difamação após afirmar que o grupo ILLIT seria uma “imitação do NewJeans”. Ela ainda teria dito que todo o embate entre ela e a HYBE começou justamente por conta da criação desse novo grupo, uma cópia de sua “criação”.
A guerra do K-pop
Além disso, no último mês de abril, a HYBE deu início a uma auditoria de gestão da ADOR, para investigar a CEO Min Hee-jin. A princípio, esta ação teria o intuito de responsabilizar a gestão da ADOR por tentativas de tomar os direitos de gestão. No entanto, Min aponta o Belift Lab e o grupo ILLIT como os principais motivos do conflito entre as duas empresas. Ela ainda publicou um comunicado criticando a HYBE e acusando a empresa de desrespeito, devido às semelhanças entre os dois grupos femininos.
Em posicionamento oficial, a Belift Lab reforçou que as acusações de plágio são falsas e infundadas. Além disso, a agência também ressaltou que é uma irresponsabilidade alguém como Min Hee-jin fazer afirmações tão categóricas baseadas apenas em julgamentos próprios.
“O plágio da propriedade intelectual (PI) é algo que deve ser avaliado de acordo com padrões e regulamentos justos, não o julgamento unilateral e aleatório de um único indivíduo. Lamentamos profundamente a situação atual em que os esforços e realizações de nossos artistas e funcionários estão sendo denunciados devido a conjecturas infundadas.”
Belift Lab
Os prejuízos
Ainda, em meio a todos esses embates e acusações, os fãs são os acabam ficando de lado. Muitos afirmam estarem divididos entre os grupos, sem saber quem realmente merece apoio em toda essa história. Além disso, as integrantes dos grupos, sobretudo as que compõem o ILLIT, têm sofrido ataques na internet, ainda que não tenham nenhuma relação direta com a questão.
O ILLIT é a nova aposta da HYBE e sua formação foi através do programa de audição de idols da JTBC, “R U Next?” (2023). O girl group estreou sob o selo da Belift Lab em março com “Super Real Me”. O grupo está programado para se apresentar em vários festivais de música neste verão, incluindo o Rakuten Girls Award 2024 Primavera/Verão, KCON Japão 2024 e o Weverse Con Festival.
Foto destaque: Min Hee-jin durante conferência. Reprodução/Youtube