Ações da SM Entertainment despencam após escândalo de artista
Desvalorização acentuada das ações SM Entertainment atingem queda de 5% após anúncio de crimes sexuais envolvendo Taeil, ex-membro do NCT
Na última quarta-feira (28), a SM Entertainment lançou uma nota oficial anunciando a saída do Taeil, main vocal da Unit NCT 127, do grupo NCT, devido ao seu envolvimento com crimes sexuais. O impacto da notícia não afetou apenas os fãs e membros de seu grupo, como também o financeiro da agência, que sofreu uma desvalorização de seus títulos acionários. A SM está em destaque como a companhia que mais sofreu perdas na indústria do K-Pop nas últimas horas durante o cenário de queda entre ações de empresas de seu segmento, como a HYBE, JYP e YG.
As ações da SM Entertainment amanheceram, nesta quinta-feira (29), sendo negociadas ao total de 62.700 wons (cerca de 250 reais), uma queda que corresponde a cerca de 3.200 wons (-5,01%) em comparação ao dia anterior, antes do anúncio envolvendo seu artista. A justificativa para a saída de Taeil também afetou o debut solo de um de seus companheiros de grupo, Jaehyun, que debutou como solista na última segunda-feira (26), com seu álbum intitulado “J”. A sessão de autógrafos desta quinta-feira (29), programada para promover o álbum de Jaehyun foi cancelada pela empresa para evitar danos a sua imagem.
As principais empresas de K-Pop observaram uma queda no valor de suas ações nas últimas semanas. No caso da HYBE, que está envolvida em uma disputa judicial com uma de suas subsidiárias, a “Ador”, registrou uma queda de 1.700 wons, negociando suas ações à 180.300 wons (cerca de 750 reais). As ações da YG Entertainment tiveram uma queda de aproximadamente 550 wons (1,59%), chegando a ser vendida por 34.150 wons (150 reais). Já a JYP Entertainment desvalorizou menos de 1%, com o preço total das ações em 50.800 wons (200 reais). O cenário econômico afeta diretamente a Coreia do Sul, já que a indústria de música pop sul-coreana movimenta cerca de R$ 16 bilhões de reais por ano no país.
Escândalo de crimes sexuais envolvendo o membro do NCT
Na declaração oficial transmitida pela SM Entertainment, ela afirma: “Confirmamos recentemente que Taeil foi acusado em um caso criminal relacionado a crimes sexuais. Reconhecendo a gravidade da situação, decidimos que ele não poderia mais continuar com as atividades em grupo, resultando em sua saída do NCT”. A empresa prometeu atualizar sobre os desdobramentos do caso e pediu desculpas pelo transtorno causado pelo artista.
Ex-membro Taeil no NCT
Moon Taeil, nascido em 1994, era o membro mais velho do grupo NCT e fazia parte da unit 127 como main vocal. Debutou em 2016 com a unit rotativa NCT U e, no mesmo ano, foi confirmado como membro fixo da unit 127 com o mini álbum 7. 7. Taeil também esteve no Brasil em janeiro de 2023 com a turnê “Neo City – The Link”. Recentemente, o artista já estava afastado das suas atividades como performances em Music Shows, concertos e também não performava em vídeo-clipes devido a uma fratura que sofreu na coxa direita durante um acidente de moto que sofreu agosto de 2023.
Foto destaque: quarteirão da SM Entertainment, em Seul na Coreia do Sul, que sofreu queda de suas ações após expulsão de Taeil ex-membro do NCT. Reprodução/Yonhap