Notícias

Abuso contra professores aumenta devido as fracas proteções

O abuso contra professores revela falhas na proteção legal da Coreia do Sul, dados apontam disparo em números de violência dentro e fora das salas de aulas

O comportamento violento dos alunos tem deixado professores traumatizados física e psicologicamente na Coreia do Sul, segundo veículos locais, nesta quarta-feira (15). Ainda, o abuso contra os docentes cresce em meio à fraca proteção legislativa.  Em abril, um estudante do ensino médio em Jeju empurrou e verbalmente agrediu um professor que o repreendeu por seu traje impróprio.

Em seguida, o professor relatou o ataque à polícia, que interrogou e acusou o infrator menor de idade de agressão. Igualmente, um comitê escolar dedicado à proteção dos direitos dos professores suspendeu o aluno da escola por 10 dias e ordenou terapia psicológica. No entanto, o professor continua traumatizado. Um total de 1.133 professores relataram violência física por parte de seus alunos entre 2018 e 2022. Destes, 361 relataram ataques em 2022, mais que o dobro do número de 172 em 2018.

Cresce o número de violência contra professores 

Da mesma forma, ao incluir abuso verbal e dano psicológico, os casos contra professores alcançaram 11.617, de acordo com materiais que o Ministério da Educação enviou ao escritório do Deputado Chung Kyung-hee em 14 de maio. O número anual tem aumentado constantemente, passando de 2.452 em 2018 para 3.035 em 2022.  Assim, um oficial da Federação Coreana das Associações de Professores – um grupo nacional de professores – disse que o país poderia ter experimentado ainda mais casos de violência em sala de aula contra professores se casos não relatados fossem incluídos.


Estudantes que são membros de um piquete sindical nacional por proteção em frente a uma escola primária em Gimhae, Sul de Gyeongsang. Reprodução/Yonhap


Da mesma maneira, outros professores e profissionais da educação acreditam que os números do ministério são “subnotificados” e que o número do ano passado – que ainda não está disponível – ultrapassa o de 2022. No ano passado, professores em todo o país se reuniram para exigir medidas fortes de segurança e prevenção após uma professora de 23 anos da Escola Primária Seo2 tirar a própria vida depois de lutar com reclamações intermináveis dos pais de um aluno.

Comentários difamatórios contra professores foram a forma mais comum de abuso, respondendo por mais da metade dos casos anuais. Além disso, os casos de alunos coletando e negociando ilegalmente informações pessoais de professores quase triplicaram de 16 casos em 2018 para 56 em 2022.

Violência e assédio on-line 

Ainda, a violência e o assédio não se limitaram às salas de aula físicas. Como também, o abuso se estendeu ao ciberespaço, onde muitas vezes se transforma em assédio sexual. Da mesma maneira, as reclamações de assédio sexual saltaram de 187 em 2018 para 331 em 2022. Além disso, sete professores reclamaram que os alunos produziram e circularam vídeos e imagens editados maliciosamente. 

O Deputado Chung, que atua no comitê de educação da Assembleia Nacional, pediu “proteção legal e políticas”, incluindo medidas que “exijam que os escritórios regionais de educação relatem os pais que fazem falsas acusações de abuso infantil contra os professores”. O legislador disse que os professores não deveriam ser deixados em um ambiente onde seus direitos humanos não possam ser protegidos no mínimo. 

Foto destaque: O abuso contra professores provoca manifestação com cartazes exigindo proteção dos direitos dos educadores em frente à Assembleia Nacional, em Seul, 2023. Reprodução/AFP

Geovanna Carolina Batista Viana

Recent Posts

Doramas japoneses na Netflix que talvez você não conheça

Conheça 10 doramas japoneses na Netflix com histórias envolventes, personagens marcantes e gêneros que vão…

2 dias ago

Disputa HYBE-Ador sobre NewJeans preocupa investidores

KOSPO aponta que o conflito entre HYBE e Ador sobre NewJeans pode reduzir a competitividade…

3 dias ago

Blue Exorcist ganha trailer de nova saga com estreia em janeiro

Blue Exorcist -The Blue Night Saga- tem estreia confirmada para janeiro de 2025 e ganha…

4 dias ago

Gintama anuncia spin-off com estreia em 2025

Anúncio na Jump Festa confirma spin-off de Gintama para outubro de 2025; trama traz Ginpachi…

4 dias ago

Netflix firma parceria com SBS para expandir conteúdo coreano

Netflix e SBS firmam acordo para distribuir produções coreanas globalmente com novos dramas, programas de…

5 dias ago

The Moon: Sobrevivente chega aos cinemas brasileiros em janeiro

Protagonizado por Do Kyung-soo, do grupo EXO, e Sul Kyung-gu, "The Moon: Sobrevivente" destaca a…

7 dias ago